Também conhecido como green roof, o telhado verde consiste na aplicação de vegetação sobre coberturas. Essa técnica é adotada nos Estados Unidos e Europa há mais de 30 anos e pode ser aplicada em qualquer tipo de edificação, desde que observadas questões como estrutura e impermeabilização do local a ser implantado.


Benefícios


* Ideal para edificações –casas, prédios, etc.­ em centros urbanos. Melhora as condições termo­acústicas da edificação, tanto no inverno como no verão.

* Estudos de bioclimatismo indicam que, com o uso de coberturas vivas, seja possível melhorar em 30% as condições térmicas no interior da edificação, sem recorrer a sistemas e climatização ou ar­condicionado artificiais.

* Manutenção de umidade relativa do ar constante no entorno da edificação e formação de microclima.

* Purificação da atmosfera no entorno da edificação.

* Formação de micro­ecossistema no telhado, vários tipos de plantas, borboletas,joaninhas, pássaros que esse “jardim suspenso” atrai.

*Aumenta a quantidade de verde nos centros urbanos, onde a inércia térmica dos grandes edifícios acumula e dissipa grandes quantidades de calor.

* Contribui no combate ao efeito estufa, aumentando o ‘seqüestro’ (retirada) de carbono da atmosfera.

*Traz mais harmonia, bem estar e beleza para os moradores e/ou ocupantes da casa.


Edificação


* Proteção estrutural: A cobertura vegetal elimina a concentração de calor, evitando a dilatação e protegendo a edificação contra trincas. Além disso, o substrato absorve as chuvas ácidas.

* Proteção pluvial: A laje vegetada contribui de forma muito significativa no escoamento de água da chuva.


Instalação



Por não ser um produto “pronto” para uso, a instalação de um Telhado Verde requer mão de obra especializada e infraestrutura adequada, para que o cliente não sofra as conseqüências de uma implantação inadequada, na forma de vazamentos e infiltrações, perda de plantas e terra pela erosão ocasionada pela chuva, dentre outros problemas. Para instalação de um Telhado Verde são observados os seguintes aspectos:

* Resistência da estrutura que irá receber o Telhado Verde.

* Impermeabilização

* Desnível e declividade da cobertura construída ou a ser construída




O Telhado Verde contempla:


* Preparo da cobertura (laje ou outros) para receber a cobertura viva

* Aplicação de duplo sistema de impermeabilização, para garantir problemas com infiltração

* Aplicação de sistema de drenagem

* Aplicação de vegetação e terra

* Aplicação de sistemas de manutenção e acesso

* Determinação das espécies vegetais mais adequadas a cada situação.




Perguntas Frequentes

1) O ECOTELHADO vegetado atrai insetos?
Existem insetos que são característicos do interior de casas como baratas, moscas, mosquitos, pulgas, que em geral são atraídos por detritos humanos.

O Telhado vivo atrai insetos como borboletas, besouros e outros de hábitat externo a moradia. Esses insetos são essenciais a vida de outros seres como pássaros.

Uma das vantagens dos telhados verdes é restabelecer o espaço vital para outras espécies nas cidades.


2) Como se dá a manutenção do ECOTELHADO?

Todo Telhado Verde requer alguma manutenção em algum tempo. Para o ECOTELHADO recomenda-se fazer uma ou duas visitas anuais que possa verificar a presença de espécies indesejadas como arbóreas. Em caso de notar fraqueza nas plantas, pode se utilizar fertilização com algum composto orgânico em pequena quantidade. Esse fertilizante pode ser encontrado em floriculturas, casas rurais e supermercados.


3) É necessário irrigação?

É recomendável reservar um ponto de água com boa pressão para irrigação ou sistema de irrigação automatizado para telhados maiores, mesmo que para uso eventual. Em locais do Brasil de estiagens prolongadas o uso da irrigação é imprescindível. As plantas selecionadas para o ECOTELHADO possuem o mecanismo de fotossíntese chamado metabolismo ácido das crassuláceas, que as faz resistentes à seca. Elas fecham os estômatos durante o dia e trocam os gases durante a noite de forma a não perder água. Isto faz com que o metabolismo seja mais lento.


4) É preciso podar o telhado de grama?

No sistema modular ecotelhado, não recomendamos a grama porque ela exige muita água e também cortes frequentes. Utilizamos plantas de porte baixo como os sedum que não exigem poda e requerem pouca água.
Quando faz-se necessário o uso da grama optamos pelo sistema laminar para lajes planas.


5) As ECOTELHAS (módulo ecotelhado) agüentam uma pessoa caminhando sobre elas?

Sim, foram projetadas para suportar tráfego ocasional durante as manutenções. Entretanto não é recomendável o pisoteio das plantas.


6) O ECOTELHADO funciona como um telhado comum? Ele passa umidade?

O ECOTELHADO é composto do conjunto formado pela Ecotelha vegetada e sub-telhado que pode ser de telha de fibrocimento, metálica, laje de concreto impermeabilizada, telha cerâmica e/ou Geomembrana de PEAD. O sub-telhado fornece a estanqueidade do telhado enquanto que a Ecotelha possui os outros atributos que se quer de uma cobertura. A impermeabilização constituída pela telha e/ou Geomembrana PEAD isolam totalmente o interior do ambiente, da umidade, enquanto que a Ecotelha vegetada, que vai sobreposta ao sub telhado, tem a finalidade principal do isolamento térmico e acústico, além dos benefícios ecológicos ao ambiente e à beleza natural da vegetação.


7) Porque eu trocaria meu telhado comum por um telhado de grama?

Porque o telhado vivo é muito bonito; Porque transmite bem estar e empatia a quem olha; Porque tem excelente conforto térmico no inverno e verão; Porque tem ótimo isolamento acústico, absorvendo ruídos; Porque reduz o calor urbano; Porque reduz o impacto de dióxido de carbono, a poluição de nitrogênio e neutraliza o efeito da chuva ácida; Porque reduz o volume do pluvial e seu impacto sobre cursos d’água; Porque vivem melhor, as pessoas que estão em harmonia com a natureza. Porque o telhado verde proporciona conforto térmico excepcional.


8) O que é a ecotelha? De que é feita?

A ecotelha é composta de um substrato rígido com características de drenagem ideais e componentes retentores de umidade e nutrientes. O conjunto previamente plantado com espécies selecionadas pode ser transportado com facilidade.


9) O ECOTELHADO não é muito mais pesado que o telhado tradicional?

O Sistema Modular Ecotelhado é classificado como extensivo e seu peso saturado é de 50kg/m² que é o peso de um telhado cerâmico convencional.


10) Qual a diferença de preço entre o Ecotelhado e os telhados tradicionais?

O valor do investimento é em geral o mesmo, considerando-se um telhado de boa qualidade. O ecotelhado pode ser colocado diretamente sobre a laje impermeabilizada, não necessitando de armação de madeira.
Quando levamos em conta os benefícios de conforto térmico, retenção de água, limpeza do ar e vida útil de duas a três vezes maior, a vantagem é grande a favor do telhado verde.


11) O sistema ECOTELHADO é aplicável a grandes terraços ou nesse caso, seria mais adequado utilizar uma cobertura de solo e plantas diretamente sobre a laje?

O Sistema é vantajoso tanto em casos de pequenas como grandes áreas, planas ou inclinadas. Proporciona uma boa fixação para as plantas com boa drenagem com suprimento de água adequado. A estrutura rígida da ecotelha (módulo ecotelhado) evita a compactação do substrato nutritivo e do sistema radicular das plantas. O módulo Ecotelhado evita a erosão do substrato em telhados inclinados.

Uma das vantagens é a do módulo do telhado vivo poder ser movido com facilidade em caso de eventual manutenção sem perda das plantas.

A ecotelha pode ser colocada sobre a geomembrana, proporcionando vantagens de rapidez, drenagem, mobilidade, isolamento térmico e acústico a custo reduzido quando comparada a outros métodos.


12) O Telhado Verde diminui o calor?

Os telhados convencionais feitos de concreto, telhas cerâmicas, telhas metálicas, ou fibrocimento, acumulam o calor e o transferem para dentro do prédio. No telhado verde a cobertura vegetal se encarrega de dissipar ou consumir esta energia pela evapotranspiração e pela fotossíntese, não restando nada a ser transferido para o interior da casa.


Desvantagens
Por enquanto a única desvantagem é o preço, pois ainda são poucas empresas que trabalham com o telhado verde.


 E por que não ter um telhado verde se você pode?
Com certeza além de super bonito você se beneficia, e beneficia o meio ambiente, a natureza!

2 comentários:

Interessante esse ecotelhado.. Nunca tinha ouvido falar... Mas, infelizmente, como tudo que é ecologicamente correto e sustentável, não é acessível para a grande maioria das pessoas!

muito boa a matéria, uma pena estes projetos serem tão caros.

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Cada um de nós é parte de um Todo, uma gota no oceano, um grão de areia, somos uma única unidade...

Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Blog Archive